sábado, 29 de fevereiro de 2020

ESCOTEIROS REALIZAM ATIVIDADE NO PERÍODO DE CARNAVAL

Os escoteiros Tradicionais do Brejo da Madre de Deus realizaram atividades durante o carnaval, iniciando na segunda-feira e encerrando no final da tarde de quarta-feira na Escola Maria da Glória. Durante este período, crianças e jovens tiverem treinamentos de prevenção a incêndio doméstico, como lidar com ataque epilético.

A Guarda Civil Municipal (GCM) proferiu uma pena palestra para os participantes que ainda participam de jogos, aprenderam sobre a cultura da Coreia do Norte e do Sul e dividiram a Escola Maria da Glória como exemplo de dois estados, tendo a oportunidade de receber verdadeiras lições de vida como o preço da liberdade, o quanto o mundo precisa de amor e como existe lideres maus que se empossa do poder e dominam uma nação.

 “Atividade promovida neste feriadão para esta garotada foi também uma maneira preveni-los de esta em meio das festividades de carnaval, evitando também de estar em casa no celular ou TV. Com certeza os que participaram aprenderam conceitos e lições para toda a vida”, disse o Chefe Afonso.

Condenados os quatro acusados de matar menino de 9 anos em Brejo da Madre de Deus

Após 17h de julgamento, os acusados pelo assassinato e estupro de uma criança de 9 anos na cidade de Brejo da Madre de Deus foram considerados culpados. Genival Rafael da Costa, Ednaldo Justo dos Santos e Edilson da Costa Silva tiram a pena de 29 anos de reclusão por homicídio triplamente qualificado e estupro. A acusada Maria Edileusa teve pena atenuada por ter confessado o crime, totalizando 26 anos de reclusão.


 “O Ministério Público de Pernambuco compreende que a dosimetria da pena corresponde aos graves crimes que foram cometidos. As provas eram contundentes e a culpabilidade dos criminosos pôde ser mensurada pelo Conselho de Sentença. Tivemos uma resposta à altura de um crime bárbaro cometido de forma cruel contra uma criança de nove anos, praticado dentro de um contexto de magia negra”, disse o promotor de Justiça do caso, José Edivaldo da Silva.

Eles foram enquadrados no artigo 121, parágrafo 2º, incisos I, III e V; e no artigo 217-A do Código Penal Brasileiro. Correspondendo a homicídio triplamente qualificado - quando praticado por motivo torpe, com emprego de meio cruel e ensejando ocultação de cadáver. Além do crime de estupro de vulnerável. A sentença foi proferida pelo juiz Abner Apolinário que leu a sentença às 21h30 desta sexta-feira, 28.

 “Não se pode com tanta crueldade se tirar a vida de um ser humano. Um menino de apenas nove anos que saia todos os dias de casa para ajudar a sua família e buscar a subsistência. A criança foi assassinada em conjunto com quatro pessoas

Relembre o caso - Segundo o que foi apurado no inquérito policial, Flânio da Silva Macedo, desapareceu no dia primeiro de julho de 2012. O menino, que vivia em situação de vulnerabilidade social, usava um carrinho de mão para carregar compras de clientes da feira e de mercadinhos de São Domingos, distrito do município de Brejo da Madre de Deus, como forma de complementar a renda domiciliar.

O corpo da criança foi localizado no dia 12 de julho de 2012, em um terreno, com os braços e pés amarrados, a cabeça separada do corpo e com sinais de abuso sexual. “A Polícia Civil obteve as imagens de um estabelecimento comercial em que Flânio aparece com o réu Genival. A partir daí, ele e sua companheira Maria Edileuza foram ouvidos e ela confessa os fatos e aponta os outros acusados”, detalhou Laelson Teixeira da Silva.

O MPPE ofereceu denúncia contra os quatro réus ainda no mês de outubro de 2012. Em abril de 2018 a Vara de Brejo da Madre de Deus requereu que o julgamento fosse realocado para outra Comarca, processo conhecido como desaforamento.

O magistrado Clécio de Albuquerque representou à 1ª Turma da Câmara Regional de Caruaru solicitando o desaforamento do julgamento, em razão da necessidade de preservação da ordem pública, já que a realização das audiências de instrução do processo em Brejo da Madre de Deus demandou a presença de policiamento por causa da revolta da população à barbaridade do crime. Além disso, a medida também buscou que o julgamento fosse realizado em ambiente que permitisse a imparcialidade dos jurados, algo que no entendimento do juiz não seria possível na cidade onde ocorreram os fatos diante do clamor social pela condenação dos acusados. O MPPE posicionou-se favoravelmente ao desaforamento do Júri.

Desconstruindo a intolerância religiosa - outro aspecto social desencadeado pelo crime praticado foi a reação contra religiões de matriz africana, surgida diante da hipótese de que a vítima teria sido alvo de um ritual, ainda que sem conexão com nenhuma denominação religiosa. O Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo Institucional do MPPE (GT Racismo) analisou as denúncias de violência contra terreiros na localidade.

Na época, o GT Racismo, articulado com os GTs das Polícias Civil e Militar, adotou medidas de conscientização de modo a auxiliar as polícias a adotar uma interpretação adequada na investigação dos casos, dando os encaminhamentos devidos aos atos de violência e vandalismo contra os representantes das religiões de matriz africana.

Para isso, foram designados para atuar nos municípios policiais orientados a resguardar a imagem e os direitos dos representantes dos terreiros, com o intuito de evitar a perpetuação do preconceito e a associação indevida da morte da criança com qualquer denominação religiosa. (Do MPPE)

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

CUIDADOS COM O CORPO DURANTE O CARNAVAL : HIDRATE SE



  Os vários dias de agitação devem ser curtidos,portanto,com moderação,sendo essenciais os cuidados corporais para evitar problemas de saúde, como :desidratação ,intoxicações alimentares e insolações .Alem disso o aglomerado de pessoas nessas comemorações favorece que esse ambiente torne se mais quente .Não podemos esquecer que nesse período de carnaval  os foliões dançam bastante e com a uma grande perca de suor.Há também uma grande ingestão de bebidas alcoólicas,as quais estão relacionadas a inibição do hormônio antidiurético, aumentando assim a eliminação da urina.Diante de todos esses fatores  é fundamental garantir a hidratação correta para evitar uma desidratação.Recomenda se uma grande ingestão de água e de sucos naturais. 

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Tenente-Coronel Sandro Bezerra assume Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana em Santa Cruz do Capibaribe

Na manhã da ultima quinta-feira (13) o novo Secretário Executivo de Mobilidade Urbana, Tenente-coronel Sandro Bezerra, foi nomeado pelo prefeito Edson Vieira.

A solenidade aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, e contou com a participação de secretários, vereadores e agentes de trânsito, que já realizaram também o primeiro contato com o secretário. Membros da imprensa local acompanharam a posse do novo gestor.

De acordo com o prefeito, a chegada do tenente-coronel representa a continuidade da forma de trabalho já implantada no município. “Quero dar as boas-vindas ao novo secretário e dizer que nossa gestão está comprometida com o desenvolvimento da cidade. Os desafios serão grandes, mas sei que ele conseguirá realizar um bom trabalho”, disse.

O novo secretário Executivo de Mobilidade Urbana, Tenente-coronel Sandro Bezerra, falou como irá desempenhar sua atuação, destacando que primeiro deve haver a educação no trânsito, em casos de fácil solução no local. “Vamos primeiro conscientizar a população sobre o que elas devem fazer diante da lei e, somente após isso, começaremos a notificar os atos. Agora deixo claro que só haverá educação em casos que tenha solução fácil e de imediato, como o uso de capacetes, cintos e excesso de pessoas”, falou.

Quem também parabenizou a chegada do novo secretário, foi o vice-prefeito Dida de Nan. “Desejo que o secretário possa desempenhar um trabalho satisfatório e afirmo que estaremos à disposição para buscar as melhorias necessárias para o bom andamento de sua atuação à frente desta pasta”, declarou.

Sandro Bezerra já foi policial militar durante 30 anos, onde atuou em Sana Cruz do Capibaribe de 2007 a 2017. Comandou o Pelotão de Trânsito do 24° BPM (Batalhão de Polícia Militar), os efetivos do GATI e Rocam e as Companhias de Taquaritinga do Norte e Vertentes, bem como a I Companhia de Santa Cruz do Capibaribe, que virou Batalhão.

domingo, 16 de fevereiro de 2020

Jovem paraibana cata latinhas para pagar tratamento de saúde da mãe: '‘única forma que eu achei’'

Com apenas 18 anos de idade, Gabriela Paola Santos Cunha não vive uma realidade fácil. Mas as dificuldades não a impedem de sonhar alto. A garota, que mora em Picuí, no Seridó da Paraíba, cata latinhas para sustentar o sonho de se tornar empresária e pagar um tratamento para a doença da mãe.

A mãe de Gabriela, Edneide Cristine Dantas Santos, de 56 anos, é auxiliar de enfermagem e foi diagnosticada com colite crônica. A doença intestinal impede que o organismo dela absorva os nutrientes dos alimentos que come. Ela chegou a pesar 36 kg.

Edneide está afastada do emprego por causa da doença. Ela recebe um benefício pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas o dinheiro só é suficiente para bancar as despesas básicas da casa e comprar parte dos remédios que precisa tomar. O tratamento nunca foi feito integralmente.

Desde que soube da doença, Gabriela tenta ajudar nas despesas da casa. Catar latinhas não foi a primeira opção da garota, que é filha única de pais divorciados. Ela procurou emprego em muitos estabelecimentos da cidade. Mas, sem perspectiva de contratação, viu que trabalhar com a reciclagem seria a única alternativa.

Há cerca de um ano, uma empresa de reciclagem foi aberta no município em que ela mora. “Estavam pegando papelão, garrafa descartável e latinha. Eu vi que o que daria uma renda melhorzinha seria a latinha”, explicou Gabi. A jovem coleta o material em bares, espetinhos e festas privadas. Na maioria das vezes, ela trabalha à noite, mas não reclama. O faturamento dela é de, no máximo, R$ 120 por mês.

Gabi, como gosta de ser chamada, também não reclama do preconceito, mesmo sendo magoada por quem discrimina o trabalho que ela desempenha com a reciclagem. “Tinha mais no começo. Um dia fui pra uma vaquejada com amigos e peguei uma sacola. Um menino olhou e perguntou se eu tava morrendo de fome. Eu olhei e fiquei calada, fui catar o resto das latinhas. Fiquei chateada. Não fazia porque eu tava morrendo de fome, mas eu precisava ajudar em casa”,desabafou.

A dedicação de Gabriela é conhecida pela região. Comerciantes e pessoas que fazem festas em casa costumam reservar o material de entregar nas mãos dela. Alguns deixam até na casa onde ela mora. As intenções de Gabriela reforçam que há um amor tão forte quanto o de uma mãe para um filho: o de um filho para a mãe.

sábado, 15 de fevereiro de 2020

MODA CENTER REALIZA DEVOLUÇÃO A PREFEITURA DE ÁREA UTILIZADA COMO SERRALHERIA E DEPÓSITOS

O Moda Center Santa Cruz realizou a devolução do barracão construído no terreno que compreende o Calçadão Miguel Arraes de Alencar (foto acima). O local, que antes serviu como ponto de assistência para a construção dos setores Amarelo e Branco do Moda Center, vinha sendo usado, com autorização do Poder Público Municipal, para o funcionamento de uma serralheria e depósitos para o Almoxarifado e para a Sala de Segurança.

A solicitação para que o local fosse devolvido partiu do Poder Público Municipal, onde serão realizadas intervenções de acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Isac Aragão.

 “A devolução desse espaço para o Calçadão vai nos beneficiar em muitos setores. Temos uma creche que funciona em dias de feira, porém o espaço que temos disponível é muito pequeno. Inicialmente, vamos priorizar esse espaço e depois faremos as adequações de modo a instalar um ambulatório e parte da administração. A expectativa é que possamos finalizar essas adequações em, no máximo, três meses”, pontuou o secretário.


O Moda Center já realizou a transferência das áreas que funcionavam no barracão para espaços construídos dentro do próprio Moda Center. Os novos locais estão localizados no estacionamento lateral do Setor Branco.


 “Esses espaços nos serviram por muitos anos e só temos que agradecer a parte pública e aos prefeitos que nos concederam o uso por parte ao Moda Center. Com muita gratidão, estamos fazendo essa devolução e acreditamos que a Prefeitura Municipal fará um bom uso, assim como nós fizemos. Que possamos manter essa parceria com o Calçadão por ainda mais tempo para que possamos nos fortalecer cada vez mais”, concluiu o síndico do Moda Center, José Gomes Filho.

VEREADOR ZÉ MINHOCA, COMEMORA MAIS UMA CONQUISTA!

O Vereador Zé Minhoca (PSDB), comemorou na tarde da última Terça-feira, 11, o início da pavimentação asfáltica da Rua Coronel Luiz Alves, a conhecida “Rua dos Currais”.

Além de ser uma das mais tradicionais Ruas do Centro, a “Rua dos Currais” é uma importante via que absorve diariamente, grande fluxo de veículos que se deslocam do vizinho Distrito de São Domingos, trazendo e levando pessoas e mercadorias.

 “Entre as diversas Ruas e Avenidas, que solicitamos pavimentação asfáltica, a “Rua dos Currais”, foi contemplada através do nosso Requerimento 174/2017 e o prefeito Edson Vieira, com muita sensibilidade nos atendeu, por também compreender a importância que a Rua tem, na mobilidade do nosso trânsito”.

O Vereador aproveitou para dizer da importância histórica/cultural que a “Rua dos Currais,” tem, pois, foi ali que o então benemérito-mor da nossa cidade, Coronel Luiz Alves, construiu seus currais, onde criava centenas de animais bovinos, mas, com a construção de um “Grupo Escolar”, onde hoje funciona o Colégio Santo Antônio e a edificação de “casas de morada” no seu entorno, esses currais, foram desativados e o povo (que é quem realmente sabe das coisas), deu o nome de “Rua dos Currais do Coronel”, à nova Rua que surgia, até que, a nossa Câmara, num gesto, merecidamente, de reconhecimento e apreço, por quem tanto fez por nossa terra, oficializou o nome como hoje é conhecida por todos: Rua Coronel Luiz Alves.

 “Aproveitou, também, para agradecer ao Prefeito Edson Vieira, destacando que o mesmo tem honrado o compromisso assumido, de dar condições de vida mais digna às pessoas, e o asfaltamento de Ruas e Avenidas, contribui para isso, além de facilitar a fluidez do trânsito”, disse o Vereador.

Continuamos fazendo as transformações que a cidade precisa e o povo espera!

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

VEREADORES REALIZAM 2ª SESSÃO PLENÁRIA E APROVAM PROJETOS DE LEI PARA O MUNICÍPIO

A Casa apresentou uma pauta com 22 projetos de lei e 05 projetos de resolução para ser apreciada pelos parlamentares.

Na tarde desta quinta-feira (13), a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe realizou a 2ª Sessão Plenária do primeiro semestre. 04 projetos de lei do Poder Executivo e 18 elaborados pelos vereadores foram apreciados na sessão que ainda teve a votação de 05 projetos de resolução e os requerimentos.

Entre as matérias aprovadas em segunda discussão, está o PL 174/2019 de autoria da vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC) que institui sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos aos animais.

 “Se trata de um projeto de lei que estabelece de forma detalhada as penalidades para quem comete maus-tratos contra os amimais de estimação e animais de uma forma geral. A gente vê o quanto é importante implantar uma perspectiva diferenciada em Santa Cruz a partir desses projetos que visam regulamentar a questão”, explica a autora.

Também foram aprovados:

PL 160/2019 – Denomina o nome de Rua José Elizio Mestre de Lima. Autor: Ernesto Maia (PT).

PL 162/2019 – Denomina o nome de Rua Ernesto do Ó. Autor: Ernesto Maia.

PL 163/2019 – Denomina o nome de Rua João Pereira Sobrinho. Autor: Ernesto Maia.

PL 164/2019 – Denomina o nome de Rua Joaquim Marcelino da Silva. Autor: Ernesto Maia.

PL 166/2019 – Denomina o nome de Rua José Pereira de Souza. Autor: Ernesto Maia.

PL 167/2019 – Denomina o nome de Rua Manoel Barbosa da Silva. Autor: Ernesto Maia.

PL 169/2019 – Denomina o nome de Rua Miguel Guedes de Brito. Autor: Ernesto Maia.

PL 171/2019 – Denomina o nome de Rua Otacílio Severino da Silva. Autor: Ernesto Maia.

PL 172/2019 – Denomina o nome de Rua Claudemir Nunes da Silva. Autor: Ernesto Maia.

A mesma sessão, recebeu a visita da Miss Santa Cruz do Capibaribe 2020, Gabriela Araújo que irá representar o município no Concurso Miss Pernambuco e conta com o apoio da Câmara. Gabriela, que tem 24 anos e é estudante de engenharia veio agradecer o apoio dos conterrâneos.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

A CASA CAIU: MOTOTAXISTA É PRESO APÓS SER FLAGRADO ATROPELANDO FILHOTE DE GATO PROPOSITALMENTE EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE.PE

Um mototaxista foi flagrado por populares na tarde destas  (quanta-feira) em uma ação covarde e brutal na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste Setentrional de Pernambuco, mais precisamente na Avenida Teonilo Silvestre ao lado da Central de Feiras e Mercado.


O elemento identificado como José Bernardino Sobrinho, de 63 anos de idade, atropelou propositalmente o filhote de gato que estava em uma calçada. A ação de imediato, foi reprimida por populares que registraram várias fotos do indivíduo que após matar o animal, colocou o mesmo sobre o escape da sua motocicleta Honda FAN-150c de cor vermelha e placa PEX-7751 e saiu desfilando com o corpo pelas ruas até jogar em local não informado.

Ao tomar conhecimento do fato, uma guarnição do 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM) fez diligência até a residência do imputado na Rua Padre José Aragão Araújo no bairro Dona Dom em Santa Cruz e efetuou a prisão do mototaxista que ainda teve a motocicleta apreendida.

Algumas pessoas, inclusive, colegas de profissão, repudiaram a ação e disseram que o Bernardino é acostumado a maltratar animais, agredindo gatos e cachorros com chutes, sempre que aparecem no ponto em que trabalha.

Os policiais apresentaram a ocorrência na Delegacia de Plantão em Santa Cruz do Capibaribe e deverá responder na justiça, tendo em vista que, esse tipo de crime prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

OLHA A BRONCA EM BREJO: Hilário, Dr. Edson e Roberto Asfora estão inelegíveis por oito anos segundo decisão judicial

No último dia 05 de Fevereiro o Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco julgou os Embargos declaratórios interposto pelas defesas do ex-prefeito José Edson de Sousa e do atual prefeito Hilário Paulo, negando- lhes provimento e mantendo a condenação de ambos com aplicação de multas, o ex-prefeito Roberto Asfora também está no mesmo processo pois trata-se das contas de gestão dos 3 Políticos quando passaram pela prefeitura de Brejo Da Madre de Deus no ano de 2013. O processo é referente a aquisição de cartilhas e livros para os Alunos da rede municipal.

A condenação de ambos não cabe mais recurso e configura em ato de improbidade administrativa, procurado pelo Blog, um advogado especialista em direito administrativo e eleitoral fez o seguinte comentário: “Um prefeito ordenador de despesa, que tenha suas contas de gestão desaprovada pelo Tribunal de Contas, e que configure atos dolosos de improbidade administrativa, ele ficará inelegível para as eleições que se realizarem-se nos 8 anos seguintes à data da decisão, de acordo com a alínea g do inciso I do art. 1º da Lei Complementar 64/1990, com a redação dada pela Lei Complementar 135/2010 e com base no entendimento so Supremo Tribunal Federal nos autos das ADCs nº 29 e nº 30 e na recentíssima orientação do Tribunal Superior Eleitoral”.

Com isso o cenário político em Brejo da Madre de Deus muda completamente, saindo de cena os 3 políticos. O ex-prefeito Dr Edson quer emplacar o nome do assessor do secretário de saúde Frailan Mota, mas o grupo do prefeito Hilário está resistente. O vice-prefeito Josevaldo e o empresário Rubinho Nunes também são pré-candidatos. Deve aparecer novos nomes no páreo devido à decisão do TCE. Vamos aguardar os novos capítulos dessa novela que vai movimentar muito o cenário político dessa importante cidade do Estado de Pernambuco.


Fonte. Fale PE

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

PREFEITURA DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE REALIZA AÇÃO PREVENTIVA CONTRA ESQUISTOSSOMOSE

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através do Departamento de Vigilância Sanitária realiza o trabalho de prevenção da esquistossomose com os agentes de combate às endemias. A ação acontece desde a segunda semana de janeiro e tem o intuito de identificar casos e orientar a população sobre a doença, riscos e como preveni-la.

Os agentes passam de casa em casa em todos os bairros da zona urbana distribuindo potes para a coleta de fezes. Cerca de 1.000 amostras já foram coletadas de acordo com a diretora de vigilância sanitária, Nara Saraiva, e dos casos analisados não houve nenhuma identificação da doença.

Esse trabalho, segundo Nara, é de prevenção. “É raro identificarmos casos novos de esquistossomose na nossa cidade, mas é importante alertar sobre os cuidados que cada um deve ter, como evitar o contato com rio, não defecar próximo a rios, açudes e lugares com água, evitando assim a contaminação pelos ovos de Schistosoma mansoni”, comenta.

Ainda segundo a Vigilância Sanitária, em 2019 houve 1 caso da doença e em 2018, 7 casos. Para identificar ou descartar a suspeita, o departamento conta com o Laboratório de Entomologia, que é responsável pela avaliação, controle e estudo de pragas e agentes causais.

Assim que há a identificação, a Vigilância examina todas as pessoas da casa, e encaminha os pacientes para suas Unidades Básicas de Saúde, onde eles irão receber a medicação e terão o tratamento adequado. Após 90 dias, a Vigilância retorna à casa da pessoa para realizar o exame de verificação da cura.

É importante destacar que essa ação geralmente inicia em março, mas pensando na saúde da população, o Departamento antecipou o trabalho para alertar e prevenir todas as pessoas sobre a doença.

O que é esquistossomose? - Popularmente conhecida como doença do caramujo ou barriga d’água, é transmitida através do contato da pessoa com água doce onde existam caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose.

Os vermes dentro do organismo da pessoa, vivem nas veias do mesentério e do fígado. A maioria dos ovos do parasita se prende nos tecidos do corpo humano e a reação do organismo a eles pode causar grandes danos à saúde.

O paciente pode apresentar febre, dor de cabeça, calafrios, suor, fraqueza, dores musculares, tosse, falta de apetite, tosse e diarreia. Caso não seja identificada e tratada inicialmente, poderá causar aumento do fígado, aumento do baço, hemorragia digestiva, hipertensão pulmonar e portal e até a morte.

domingo, 9 de fevereiro de 2020

Mulher grávida e filho morrem em acidente entre Garanhuns e Paranatama

Foto: PRF/Divulgação


Uma mulher grávida e o filho morreram em um acidente de trânsito na noite deste sábado (08), na BR-423, entre Garanhuns e Paranatama, Agreste pernambucano. A colisão envolveu um Fiat Uno e um HB20. Os veículos bateram de frente.

Silvânia Maria de Melo, 39 anos, estava grávida de três meses e o filho, Michel de Melo Barbosa, tinha 8 anos. O motorista do veículo onde as vítimas estavam ficou gravemente ferido e foi socorrido para o Hospital Dom Moura, em Garanhuns. O motorista do outro carro saiu do local antes da chegada da polícia.

Na PE-177, no trevo de acesso a cidade de Canhotinho, também no Agreste, um homem morreu na colisão entre carro e moto. Erinaldo Paulo de França, 43 anos, conduzia a motocicleta.

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Mega-Sena acumula novamente e prêmio passa de 100 milhões de reais

Foto: Claudiana Silva/Rádio Liberdade

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.232 da Mega-Sena, sorteadas na noite deste sábado (08). O prêmio passou para 105 milhões de reais.

Dezenas sorteadas: 07 – 08 – 31 – 34 – 38 – 47.

A quina premiou 111 apostadores e cada um receberá 54.265 reais. A quadra saiu para 8.685 apostas, com 990 reais cada. O próximo sorteio será realizado quarta-feira-feira (12), a partir das 20h.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Crianças atropeladas enquanto andavam de bicicleta em Toritama são sepultadas

Foto: reprodução / TV Asa Branca.

Foram sepultados na tarde desta sexta-feira (7) os primos Natan e Gabriel, de 10 e 8 anos, em Toritama, no Agreste de Pernambuco. Os meninos brincavam de bicicleta quando perderam o equilíbrio, caíram e foram atropelados por um caminhão que passava no momento.

O velório foi realizado na Câmara de Vereadores da cidade. Uma multidão acompanhou o cortejo pelas ruas e avenidas. Ao longo do trajeto, os moradores, amigos e funcionários da escola onde as crianças estudavam compartilharam da mesma dor.

Após a celebração, o enterro dos meninos aconteceu no Cemitério São Jorge.

Entenda o caso

Dois meninos, de 8 e 10 anos, morreram após terem sido atropelados na noite da quinta-feira (6) em Toritama, no Agreste de Pernambuco. O acidente ocorreu por volta das 21h na rua Joaquim Tabosa, no Centro da cidade.

De acordo com a Polícia Civil, as crianças estavam andando de bicicleta quando perderam o controle e caíram embaixo de um caminhão-pipa. Uma delas morreu no local, enquanto a outra foi levada para o Hospital Municipal de Toritama, mas não resistiu aos ferimentos.

A Polícia Civil informou que o motorista do caminhão fugiu do local, mas o advogado dele já compareceu à Delegacia de Plantão, para onde o veículo foi levado.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Chove em Santa Cruz do Capibaribe na noite desta quinta-feira, 6 de fevereiro

A cidade de Santa Cruz do Capibaribe recebe um bom volume de chuvas na noite desta quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020. Após um dia de calor intenso, as chuvas começaram a cair no final da tarde e segue chovendo durante a noite.

Trovões podem ser ouvidos e relâmpagos iluminam o céu, trazendo alegria para a população, apesar de alguns transtornos.

De acordo com dados do pluviômetro da APAC que fica na sede Compesa, no Bairro Rio Verde, até as 20 horas desta quinta-feira o acumulado das chuvas já ultrapassava os 60 milímetros, ou seja, choveu em poucas horas acima da média prevista para todo o mês de fevereiro.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Perseguição termina com 2 mortos e 2 feridos na PE-145 em Dois Riachos zona rural de Caruaru


Na madrugada desta segunda-feira (03), ocorreu um tiroteio na PE-145, próximo ao salão Rita Vênus, na altura do Sítio Dois Riachos na zona rural de Caruaru. As informações apuradas dão conta de que em torno de cinco pessoas viajavam num veículo Fiat Uno, nisso, elementos em um outro automóvel se aproximaram, surpreenderam os ocupantes do Fiat Uno e abriram fogo contra o Uno, tendo o condutor do mesmo perdido o controle da direção e capotado neste momento, o motorista morreu e um passageiro também.

O condutor do Uno foi identificado como sendo, Adjakson Antônio da Silva, de 33 anos de idade, que residia no Sítio Itaúna. Severino Flávio Estevão, conhecido por "Veinho", de 26 anos, que morava no Sítio Baixio, foi o passageiro que morreu. Ambos os endereços citados são localizados na zona rural de Caruaru.

O Delegado, Dr. Bruno Machado, disse que á princípio não haviam perfurações á balas nas vítimas mortas no local. Uma quinta pessoa pode ter estado com as vítimas e sido baleada, há a suspeita de que essa possível quinta vítima se embrenhou num matagal.

Os ocupantes que saíram baleados foram identificados como, Maciel e Musse, eles foram socorridos pelo SAMU e levados para o Hospital Regional do Agreste. O Maciel não corre risco de morte enquanto que o estado do Musse é grave.

Maciel, disse que ele e seus colegas retornavam da festa da cidade de Toritama e que foram perseguidos. Alguns populares chegaram á comentar que eles estavam no cometimento de assaltos á sulanqueiros e a Polícia Civil investiga essa possibilidade.

Adjakson, foi preso há quase quatro anos na Operação Arreios da Lei, que prendeu um grupo de extermínio com forte atuação nas cidades de Bezerros e Caruaru, a quadrilha da qual ele fazia parte foi responsabilizada por ter cometido 21 assassinatos e de tentar matar mais três pessoas. A Polícia Civil também está investigando uma possível vingança ao Adjakson e os outros podem ter sido baleados pelo simples fato de estarem com ele.

Os corpos do Adjakson e do "Veinho" foram encaminhados ao IML local.

Adjakson.

"Veinho".

Gerência de Meio Ambiente coloca no ar Site da Serra do Pará

A gerência municipal de Meio Ambiente de Santa Cruz do Capibaribe colocou no Ar o Site da Serra do Pará! Uma ferramenta indispensável para divulgação do potencial da área que é patrimônio ambiental do município. O Projeto é realizado em parceria entre Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe através da Gerência de Meio Ambiente com o projeto Bichos da Caatinga, que vem desenvolvendo um trabalho formidável na proteção da fauna e flora nativa.

Para ver o site, basta acessar o www.serradopara.com.br

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Ação preventiva contra Esquistossomose é realizada em Santa Cruz do Capibaribe

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através do Departamento de Vigilância Sanitária, realiza o trabalho de prevenção da esquistossomose com os agentes de combate às endemias. A ação acontece desde a segunda semana de janeiro e tem o intuito de identificar casos e orientar a população sobre a doença, riscos e como preveni-la. 

Os agentes passam de casa em casa em todos os bairros da zona urbana distribuindo potes para a coleta de fezes. Cerca de 1.000 amostras já foram coletadas de acordo com a diretora de vigilância sanitária, Nara Saraiva, e dos casos analisados não houve nenhuma identificação da doença.

Esse trabalho, segundo Nara, é de prevenção. “É raro identificarmos casos novos de esquistossomose na nossa cidade, mas é importante alertar sobre os cuidados que cada um deve ter, como evitar o contato com rio, não defecar próximo a rios, açudes e lugares com água, evitando assim a contaminação pelos ovos de Schistosoma mansoni” comenta.

Ainda segundo a Vigilância Sanitária, em 2019 houve 1 caso da doença e em 2018, 7 casos. Para identificar ou descartar a suspeita, o departamento conta com o Laboratório de Entomologia, que é responsável pela avaliação, controle e estudo de pragas e agentes causais.

Assim que há a identificação, a Vigilância examina todas as pessoas da casa, e encaminha os pacientes para suas Unidades Básicas de Saúde, onde eles irão receber a medicação e terão o tratamento adequado. Após 90 dias, a Vigilância retorna à casa da pessoa para realizar o exame de verificação da cura.

É importante destacar que essa ação geralmente inicia em março mas, pensando na saúde da população, o Departamento antecipou o trabalho para alertar e prevenir todas as pessoas sobre a doença. 

O que é esquistossomose?

Popularmente conhecida como doença do caramujo ou barriga d’água, é transmitida através do contato da pessoa com água doce onde existam caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose. 

Os vermes dentro do organismo da pessoa, vivem nas veias do mesentério e do fígado. A maioria dos ovos do parasita se prende nos tecidos do corpo humano e a reação do organismo a eles pode causar grandes danos à saúde.

O paciente pode apresentar febre, dor de cabeça, calafrios, suor, fraqueza, dores musculares, tosse, falta de apetite, tosse e diarreia. Caso não seja identificada e tratada inicialmente, poderá causar aumento do fígado, aumento do baço, hemorragia digestiva, hipertensão pulmonar e portal e até a morte.